
Iniciativas da Frente Cidadã

A Frente Cidadã foi fundada no dia 25 de junho de 2025 na cidade de São Paulo por um grupo de movimentos de moradores afetados por diferentes fontes de ruído. Desde então a coalisão realizou uma série de ações e atividades pela causa de cidades menos barulhentas e mais saudáveis.
Manifesto pela Despoluição Sonora
A Frente Cidadã começou na cidade de São Paulo com a assinatura de um Manifesto. O documento é um chamado público para reconhecer que o ruído urbano não é apenas um incômodo, mas um grave problema de saúde pública. Ele denuncia os impactos do barulho constante e defende a necessidade de políticas eficazes de controle, fiscalização e prevenção.
Assine o Manifesto
Caminhada Silenciosa pela Despoluição Sonora
No dia 17 de agosto, a Frente Cidadã realizou uma Caminhada Silenciosa na Avenida Paulista para alertar que a poluição sonora é um problema de saúde pública que segue invisibilizado nas políticas públicas. Com apoio da ProAcústica e participação de moradores, especialistas e aprovados no concurso de fiscais de postura, a ação buscou sensibilizar a sociedade sobre a urgência de fortalecer a fiscalização e implementar medidas efetivas de prevenção e controle da poluição sonora urbana.
Carta aos Prefeitos e Vereadores do País
No dia 25 de agosto de 2025, a Frente Cidadã lançou uma Carta Aberta convocando prefeitas, prefeitos e vereadores de todo o país a enfrentar a crise de poluição sonora que afeta a saúde e a qualidade de vida nas cidades brasileiras. O documento alerta para os impactos comprovados do excesso de barulho e apresenta 12 passos para promover uma convivência urbana mais saudável e respeitosa.
Frente Cidadã e peça PSIU!
A Frente Cidadã foi apoiadora institucional da peça PSIU!, que transformou o tema do barulho urbano em uma comédia. A parceria uniu cultura e ativismo para ampliar a conscientização sobre os impactos do ruído na saúde pública. Juntas, a Frente e a produção de PSIU! utilizaram o teatro como ferramenta de sensibilização e engajamento social.

Realizamos dois bate-papos sobre poluição sonora após apresentações da peça com a professora de saúde pública Dra. Ana Claudia Fiorini e com o presidente executivo da ProAcústica Marcos Holtz. Assista aqui:
Reuniões com Autoridades
A Frente Cidadã realizou uma série de reuniões com vereadores, deputados e diversas autoridades municipais, estaduais e federais para apresentar dados, evidências e propostas sobre a crise de poluição sonora nas cidades brasileiras. Esses encontros fortaleceram o diálogo institucional e ampliaram o apoio político para ações estruturais de fiscalização, atualização da legislação e proteção da saúde pública.
Documentário Onde o Som Ressoa
%20(Cartaz)-3.png)
A Frente Cidadã produziu o documentário longa metragem “Onde o Som Ressoa” que reúne entrevistas com médicos e especialistas sobre os impactos do ruído excessivo na saúde humana. O filme deixa claro que a poluição sonora é uma questão de saúde pública que precisa ser lidada pelo governo brasileiro com urgência.
Especialistas entrevistados no documentário:
Adelaide Cassia Nardocci – Professora Titular da Faculdade de Saúde Pública da USP; coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Avaliação de Riscos Ambientais
Alessandra Giannella Samelli – Livre-docente pela FMUSP; ex-vice-presidente da Academia Brasileira de Audiologia
Ana Claudia Fiorini – Professora Doutora Associada (EPM-UNIFESP e PUC-SP); diretora do Departamento de Saúde do Trabalhador da UNIFESP
Gonzalo Vecina – ex-Secretário Municipal de Saúde de SP; fundador e ex-Presidente da ANVISA; professor da FSP-USP e FGV
Hermano Tavares – Psiquiatra do IPQ/FMUSP
Lúcio Huebra Pimentel Filho – Neurologista; membro da Associação Brasileira do Sono e da European Sleep Research Society
Miguel Moretti – Cardiologista; Professor Associado da FMABC; médico assistente do InCor-HC-FMUSP; membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Onde o Som Ressoa - Perguntas e Respostas
A Frente Cidadã, em parceria com o Instituto Principia, realizou no dia 20 de setembro de 2025 um evento médico-científico com especialistas da medicina e saúde pública, que contou com uma sessão filmada de perguntas e respostas com o público. O vídeo desse evento é um material complementar do documentário Onde o Som Ressoa.
Aula Ruído, Incomodidade Sonora e Qualidade de Vida


Com o apoio do Instituto Principia, a Frente Cidadã pela Despoluição Sonora promoveu no dia 8 de novembro uma aula técnica para as lideranças dos movimentos e convidados. A aula foi ministrada por dois pesquisadores do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo)
1º Audiência Pública na Câmara de São Paulo
No dia 10 de novembro de 2025, a Frente Cidadã promoveu com o mandato da vereadora Cris Monteiro uma Audiência Pública na Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo que reuniu moradores, especialistas e autoridades para discutir a crise de poluição sonora na cidade. Durante a sessão, foram apresentadas denúncias, dados e propostas que evidenciaram a urgência de atualizar a legislação.
2º Audiência Pública na Câmara de São Paulo
No dia 6 de dezembro de 2025, a Frente Cidadã promoveu com o mandato do vereador Toninho Vespoli uma Audiência Pública na Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de São Paulo que reuniu lideranças de movimentos de moradores e munícipes para discutir os eventos musicais realizados em espaços abertos e semiabertos da cidade de São Paulo. Durante a sessão, foram apresentadas denúncias, dados e propostas.
I Encontro Brasileiro pela Despoluição Sonora

No dia 1º de dezembro de 2025, a Frente Cidadã pela Despoluição Sonora realizou, em parceria com o Cejur FGV, o I Encontro Brasileiro pela Despoluição Sonora, reunindo sociedade civil, especialistas da medicina, saúde pública, acústica, direito urbanístico e autoridades públicas para discutir soluções para a segunda maior causa ambiental de doenças segundo a OMS. O encontro foi um marco simbólico na construção da agenda nacional de saúde acústica e despoluição sonora.
Assista aqui o Encontro
I Conferência Estadual
sobre Perturbação do Sossego
No dia 15 de dezembro de 2025 a Frente Cidadã em parceria com o mandato do Deputado Estadual Delegado Olim realizou uma conferência com autoridades da segurança pública para debater a dimensão policial da poluição sonora: a contravenção penal da perturbação do sossego. Na conferência foi anunciado o lançamento do Movimento Nacional pelo Direito ao Descanso e proposto um grupo de trabalho interinstitucional para buscar soluções no nível estadual.
Em breve mais informações.
Missões em Brasília
A Frente Cidadã vem realizando missões institucionais em Brasília, reunindo-se com órgãos federais e organismos internacionais para avançar na construção de políticas públicas de saúde acústica nas cidades brasileiras. Essas ações integram o esforço nacional da Frente Cidadã para inserir a despoluição sonora na agenda estratégica do país, promovendo cidades mais saudáveis, humanas e sustentáveis.













































































































